Objetivos do Curso

O programa tem como objetivo formar e habilitar médicos de Família e Comunidade, tendo as pessoas e suas famílias como centro do cuidado, Atuar de forma qualificada, focada no cuidado integral de pessoas, famílias e coletividades em que estão inseridos, Solucionar o maior número de problemas possíveis, com qualidade, por meio de uma prática integrada, continuada, em equipe multidisciplinar, inserida preferencialmente nas comunidades e integrar-se aos processos de educação permanente em saúde do seu território.

Inscreva-se

  • Principais atividades:

    Desenvolver habilidades profissionais em relação à consulta ambulatorial individual ou familiar nas áreas de atuação da clínica da Atenção Primária a Saúde e da Medicina de Família e Comunidade.

    Inserir o médico nas atividades de organização e realização de grupos de pacientes/pessoas, que contemplem à participação do residente e que tenham por objetivo a informação, a educação em saúde, o incremento da autonomia, bem como o suporte terapêutico.

    Discutir temáticas específicas e/ou questões mais prevalentes no âmbito dos problemas de saúde da criança, do adolescente, das mulher e homens, e dos idosos.

    Participar e entender a importância do cadastramento de famílias, do contato com associações de moradores, da participação em reuniões comunitárias, dos Conselhos de Saúde e outras instâncias de representação social da comunidade, além das ações de intersetorialidade.

    Estimular o médico residente, a partir de atividades teóricas, na forma de estudos dirigidos, cursos, discussões de casos e temas clínicos, seminários de integração teórico-prática, a perceber a importância da produção científica.

    Participar de jornadas, seminários e congressos na área de interesse da medicina da família e comunidade.

    Realizar treinamento em serviço, também, nas áreas da atenção secundária e terciária à saúde, aí incluídos o acompanhamento de pacientes sob regime de internação hospitalar e o atendimento de situações de emergência no âmbito da prática médica.

    Sensibilizar o médico residente focado no objeto de sua formação e aptidão, sem perder a lógica de ser generalista, humanista, crítico e reflexivo, com capacidade para atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

    Utilizar recursos adequados, segundo a fonte selecionada para obtenção de dados (usuários, trabalhadores de saúde, meios de comunicação, sistemas estruturados de informação, diretrizes, conselhos, e colegiados, representantes da comunidade, ONGs e das diversas esferas governamentais) interpretando-os na tomada de decisão de maneira ágil e ética buscando o fazer pactuado na implementação das mesmas.

    Coletar dados primários e utilizar dados secundários para o levantamento de prioridades frente às necessidades coletivas de saúde e produção científica.

    Perceber a saúde como um estado de bem-estar físico, psíquico e social, ambiente-dependente, nas várias situações epidemiológicas do local onde escolher para viver e trabalhar, e atuará com habilidade na sua promoção, na prevenção de agravos e na reabilitação.

  • Área de Atuação:

    Unidade Básica de Saúde

  • Habilidades pessoais recomendadas:

    O Médico de Família e Comunidade é um médico especializado que, além de possuir cultura indispensável à prática da Medicina, consagra-se ao estudo e à prática da Medicina de Família e Comunidade, devendo, em consequência, no exercício de sua profissão médica, usufruir das mesmas regalias e direitos, bem como suportar as mesmas obrigações dos demais profissionais médicos, se obrigando a pautar seus atos, dentro e fora de sua profissão, de acordo com as normas e preceitos do Código de Ética Médica dos Conselhos Regionais de Medicina do Brasil, bem como de acordo com as normas, regulamentos e demais disposições legais pertinentes, e aquelas relativas as habilidades adquiridas na especialização.

  • Título conferido:

    Especialista em Medicina de Família e Comunidade.

Docentes

Nome Qualificação / Titulação Tipo Regime de trabalho Carga Horária
André de Oliveira Lourenço Especialista Preceptor Parcial 25
Andressa Moreira Almeida Especialista Preceptor Integral 36
Bianca Zampiroli de Medeiros Doutora Preceptor Integral 36
Bruno Andreatta Marino Mestrado Preceptor Integral 36
Carlos Augusto Padovan Marino Mestrado Preceptor Integral 36
Charles Binda Especialista Preceptor Parcial 6
Daniel Rossi Cassaro Especialista Preceptor Integral 36
Edgar Gatti Especialista Preceptor Integral 36
Flávio Antônio Corrêa Especialista Preceptor Integral 36
Francine Fiorot Prando de Vasconcelos Doutora Preceptora Integral 36
Geórgia Rossi Marim Especialista Preceptor Integral 36
Getúlio Vargas do Nascimento Junior Mestrado Preceptor Integral 36
Heitor Spagnol dos Santos Especialista Preceptor Integral 36
Juliana Silveira Duarte Quindeler Especialista Preceptor Parcial 6
Julianna Cardoso Dondone Especialista Preceptor Parcial 6
Larissa Salim Areâs Chaves Especialista Preceptor Integral 36
Leonardo Lence Barbosa Mestre Preceptor Integral 36
Maíra Gomes Coelho Peichinho Strey Especialista Preceptor Integral 36
Manuela Almeida Freitas de Castro Especialista Preceptor Parcial 26
Marco Tulio Schepierski Jorio Mestrado Preceptor Integral 36
Pedro José Pagotto Especialista Preceptor Parcial 6
Rogério da Silva Resende Doutorado Supervisor Integral 36
Tatiana Argolo Toscano Figueiredo Mestrado Preceptor Integral 36
Thaylon Faria Nóbrega Especialista Preceptor Integral 36
Valéria Teixeira Neves Binda Especialista Preceptor Parcial 6


Atividades Teóricas e Práticas

Tipo de Atividade Estágio Local Carga Horária
Prática Ambulatório Clínica São José 576
Unidade de Saúde Prefeitura Municipal de Colatina 4032
Pronto Socorro Hospital e Maternidade São José 576
Teórica Teórica Hospital e Maternidade São José 576
TOTAL 5760