Serviços Oferecidos

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA

Consulta É permitido ao usuário o livre acesso às estantes. Para localização do material é preciso utilizar os terminais de consulta disponíveis no salão de estudos.

O número de chamada do livro deverá ser anotado para sua localização nas estantes. Caso não o encontre no local informado, o usuário deverá verificar nas Estantes Aguardando a Reposição de Livrosâ e/ou pedir auxílio a algum funcionário.

Empréstimo Automatizado O usuário deverá apresentar sua carteira de identificação ou crachá funcional para realizar o empréstimo desejado. Este é destinado somente a alunos, professores e funcionários da Instituição. O boleto de empréstimo deverá ser assinado (a 1ª via ficará no arquivo da Biblioteca, e a 2ª com o aluno). Não deverá ser emprestado qualquer material para usuários com carteira de terceiros, bem como realização de empréstimo de materiais de forma manual. Ao sair da Biblioteca, o usuário deverá apresentar o livro e o recibo de empréstimo ao funcionário que estiver na catraca.Os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material, conforme quadro abaixo:

CATEGORIA DE USUÁRIO TIPO DE MATERIAL QUANTIDADE PRAZO
Alunos de graduação Livro / livro contendo material adicional 03 07 dias corridos
Alunos de pós-graduação Livro / livro contendo material adicional 03 15 dias corridos
Professores Livro / livro contendo material adicional / fita de vídeo / DVD / CD-Rom 05 15 dias corridos
Funcionários Livro / livro contendo material adicional /fita de vídeo / DVD / CD-Rom 03 07 dias corridos

Obs.: Visto que os alunos não têm direito ao empréstimo domiciliar de fitas e DVD™s, é permitido o uso da Sala de Vídeo. Basta agendar o horário e o dia na própria Biblioteca.

Materiais não emprestados: Visando a preservação do acervo e o combate à pirataria, alguns materiais estão disponíveis somente para consulta no recinto da Biblioteca. São eles: periódicos, obras de referência (dicionários, enciclopédias etc), obras raras, normas técnicas, Trabalhos de Conclusão de Curso/Monografias e Bases de Dados em CD-Rom.

Os livros que contém a tarja vermelha não saem do recinto da Biblioteca, ou seja, ficam disponíveis somente para consulta local.

Materiais perdidos ou em atraso: É de total responsabilidade do usuário zelar pelo empréstimo feito em seu nome. A Biblioteca não se responsabiliza por obra perdida, danificada ou em atraso. Em caso de perda ou danificação, o usuário deverá informar imediatamente à Biblioteca e realizar a substituição ou indenização do material. Ocorrendo atraso na devolução, haverá cobrança de multa no valor de R$ 1,00 (um real) por dia de atraso (2ª a domingo) e para cada publicação que estiver em poder do usuário. Enquanto a pendência não for regularizada, o usuário ficará impossibilitado de retirar qualquer material na Biblioteca. As penalidades e multas são iguais para toda categoria de usuário.

Devolução: Poderá ser feita por qualquer pessoa, sendo indispensável aguardar a confirmação e o comprovante de devolução do material. É importante que o usuário exija e guarde seu comprovante para evitar futuros aborrecimentos.

Renovação: A renovação poderá ser feita 4 vezes, desde que o livro não esteja atrasado e que não haja reserva para o mesmo. Para efetuar a renovação, é necessário que o usuário apresente o livro no balcão de empréstimo ou faça via portal do aluno/professor.

Reserva: A reserva só será possível se o usuário estiver em situação regular com a Biblioteca. Cada usuário tem direito a reservar até 03 itens. A reserva é exclusiva ao seu solicitante, sendo impossível a transferência para outro usuário. Após a chegada do livro reservado, este ficará à disposição do primeiro usuário da lista de reservas, por um período de 24 horas. Caso este não apareça no período determinado, sua reserva será cancelada e depois, liberada para o próximo usuário da lista de reservas. Os critérios das reservas serão por ordem de data e hora do pedido. Os itens reservados não poderão ser emprestados para consulta local e xerox.

Fotocópias: Conforme a Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98), não é feita a reprodução total de qualquer tipo de material informacional. O horário de funcionamento do serviço é de 8h às 21h45min. Pede-se ao usuário a gentileza de ter dinheiro trocado para o pagamento das cópias solicitadas.

Impressão de trabalhos: Este serviço é oferecido por uma empresa terceirizada, Kicópias, basta se dirigir ao balcão de atendimento, localizado no interior da Biblioteca. Lembrando que é de inteira responsabilidade do aluno a digitação, formatação e correção do trabalho.

Terminais dos Alunos: Estão disponíveis, nos salões da Biblioteca, microcomputadores para pesquisa ao acervo, digitação de trabalhos e pesquisa à internet. Esse serviço deverá ser utilizado somente para atividades de ensino e pesquisa.

Sala de Multimeios e Sala de Vídeo: A Biblioteca dispõe de uma Sala de Multimeios com uma variedade de fitas de vídeo e DVD™s. A Sala de Vídeo tem capacidade para 25 pessoas sentadas, está equipada com TV 29™, DVD, vídeo-cassete e ar condicionado.Obs.: O usuário que desejar utilizar esse serviço poderá agendar na Biblioteca ou ligar para os ramais: 3061 / 3062 ou 3069.

Comutação Bibliográfica: O Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) permite à comunidade acadêmica o acesso a documentos (cópias de revista técnico-científicas, teses, dissertações, anais de eventos, etc) em todas as áreas do conhecimento. O usuário deverá preencher um formulário de solicitação do serviço e entregar a referência completa do material desejado. O valor do documento é cobrado mediante a Tabela de Preços do COMUT. Maiores informações, favor ligar para: (27) 3723-3069 ou enviar e-mail para biblioteca@unesc.br.

Bases de Dados e Links: Na página da Biblioteca, http://www2.unesc.br/biblioteca/, estão disponíveis, por áreas de conhecimento, várias bases de dados referenciais e de texto completo todas com acesso gratuito. Também estão disponíveis links para acesso a bibliotecas especializadas, livros eletrônicos, enciclopédias, dicionários on-line etc.

Senhas de Periódicos On-line: Algumas Editoras fornecem senhas para consulta de seus periódicos on-line, não importando o lugar de acesso. Para outras informações, favor procurar o responsável pelo Setor de Periódicos da Biblioteca.

Orientação sobre o uso das Normas da ABNT: O usuário poderá obter orientação fornecida pela Bibliotecária sobre a utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Ficha Catalográfica (Normalização na Publicação): Conforme o Manual de Trabalhos Acadêmicos do UNESC, a elaboração da ficha catalográfica deverá ser solicitada na Biblioteca, somente para trabalhos monográficos com nota acima de 9,0. O prazo para entrega do serviço é de, no máximo, 24 horas.

Visitas Orientadas a Alunos: No início de todo semestre a Biblioteca participa das boas-vindas aos calouros do UNESC. Através de palestras, com apresentação em data-show, os alunos são informados sobre as normas de utilização dos produtos, os serviços disponíveis, o funcionamento etc. É ressaltada a conscientização de cada usuário para conservação e preservação do acervo da Biblioteca. Saber preservar para preservar o saber.

Utilização do Guarda-volumes: Para utilização das dependências da Biblioteca, o usuário deverá guardar seus objetos pessoais (jalecos, bolsas, pastas etc) no guarda-volumes, do qual receberá uma chave. Esta será de total responsabilidade do usuário e, no caso de perdê-la, pagará o valor de R$ 3,00 (três reais) para sua reposição.

Importante

  • O guarda-volumes é de uso exclusivo do usuário enquanto este permanecer na Biblioteca.
  • A chave deverá ser devolvida, assim que o usuário se retirar da Biblioteca.
  • Os objetos esquecidos serão colocados no Achados e Perdidos da Biblioteca.
  • Os funcionários da Biblioteca não são responsabilizados pelo extravio ou esquecimento de objetos no guarda-volumes.
  • Atendimento ao Público Externo (comunidade): Antes de dirigir-se à Biblioteca, o usuário da comunidade deverá fazer sua inscrição no Bloco B e retirar seu crachá de visitante. São permitidos aos usuários externos: consulta ao acervo, serviço de fotocópias e serviços de impressão.

Recomendações Gerais

  • Enquanto permanecer na Biblioteca, o tom de voz deve ser discreto.
  • O uso do celular não pode incomodar os colegas que estão estudando no recinto da Biblioteca.
  • Todo material consultado (livro, periódico, jornal etc) deve ser deixado sobre as mesas.
  • Não é permitido, nas dependências da Biblioteca, fumar ou consumir alimentos e bebidas. Favor não levar copos d™agua para a mesa, utilize somente o bebedouro.
  • O respeito à equipe da Biblioteca é fundamental. Problemas deverão ser comunicados à Direção.
  • Todos os serviços prestados na Biblioteca necessitam da apresentação de um documento com foto.
  • A Biblioteca não se responsabiliza por objetos esquecidos em suas dependências.

Obs.: Os casos omissos neste Regulamento deverão ser resolvidos pela Direção da Biblioteca. Quaisquer sugestões e/ou reclamações, poderão ser deixadas na Caixa de Sugestões (salão de estudo) ou encaminhadas para o e-mail: biblioteca@unesc.br.