Capacitar e instrumentalizar os cuidadores de pessoas com deficiência, fornecendo-lhes apoio essencial e estratégias eficazes de autocuidado. O curso visa também demonstrar a importância do suporte significativo a esses cuidadores, reconhecendo que seu bem-estar é crucial para a sustentabilidade e a qualidade do cuidado em longo prazo oferecido às pessoas com deficiências.
UNIDADE 1: COMPREENDENDO OS DESAFIOS DOS CUIDADORES
1.1 INTRODUÇÃO: NAVEGANDO PELO TEMPO
1.2 IDENTIFICANDO DESAFIOS DE TEMPO
1.2.1 Demandas Práticas
1.2.2 Demandas Emocionais
1.2.3 Impacto na Gestão do Tempo
1.3 OTIMIZANDO O TEMPO
UNIDADE 2: APOIO E AUTOCUIDADO
2.1 Introdução: Cuidando dos Cuidadores
2.2 Oferecendo Suporte Prático e Emocional
2.2.1 O Papel dos Profissionais de Saúde
2.2.2 O Papel dos Familiares
2.3 Priorizando o Autocuidado
2.3.1 Estratégias de Autocuidado
UNIDADE 3: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 IDENTIFICANDO NECESSIDADES ESPECÍFICAS
3.1.1 Métodos para Identificar Necessidades
3.2 PROMOVENDO A INCLUSÃO E BEM-ESTAR
3.2.1 Estratégias para Promover o Bem-Estar e a Inclusão
UNIDADE 4: PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
GLOSSÁRIO
REFERÊNCIAS
Modalidade: Online
Público alvo: Pessoas da comunidade interna e externa
Cadastro e Acesso ao AVA:
1. O cadastro para cursos livres (extensão universitária) requer um cadastro específico, diferente do Sistema de Eventos e diferente da Matrícula, porque a certificação automática está associada ao CPF.
2. O acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA dos cursos livres se dá pelo site do UNESC, na aba PAINEL.
Escolher: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, com login e senha dos cursos livres.
3. Ao fazer o cadastro específico para cursos livres, há um delay de alguns minutos, para que o AVA importe seus dados.
Outras informações importantes:
Suporte para o ambiente online: gfsantos@unesc.br.
Para outras informações, favor contatar a coordenação da CEPEG: